A Copa do Mundo Sub-20 da FIFA™, que será realizada na Argentina em 2023, terá partidas muito atrativas desde a fase de grupos. Um deles será aquele que enfrentará Brasil e República Dominicana, duas seleções com histórias e realidades muito diferentes no futebol juvenil.
O Brasil é uma das potências mundiais nessa categoria, com cinco títulos e seis vice-campeonatos. A ‘canarinha’ já participou de 19 das 23 edições do torneio, ausente apenas em 1977, 1979, 2017 e 2019. Além disso, já foi berço de grandes craques como Bebeto, Ronaldinho, Neymar e Vinicius Junior.
A República Dominicana, por outro lado, fará sua estreia no absoluto no Mundial Sub-20, após conseguir uma classificação histórica no Pré-Olímpico da CONCACAF. A seleção caribenha surpreendeu ao eliminar México e Canadá no caminho e se tornou a primeira seleção masculina dominicana a se classificar para um torneio da FIFA.
A partida entre Brasil e República Dominicana será disputada no domingo, dia 21 de maio de 2023, no Estádio Mendoza, pela primeira data do Grupo D. O mesmo grupo é completado por Itália e Nigéria, dois rivais de grande hierarquia que também aspiram a avançar para as oitavas de final.
O Brasil chegará ao Mundial Sub 20 com uma geração muito talentosa, que já foi campeã do Sul-Americano Sub 17 em 2019 e do Mundial Sub 17 no mesmo ano. Alguns dos jogadores que mais se destacam são Kaio Jorge (Santos), Gabriel Verón (Palmeiras), Talles Magno (Vasco da Gama) e Matheus Nascimento (Botafogo).
A República Dominicana terá como base a seleção que fez história no Pré-Olímpico, com alguns reforços que jogam na Europa. Entre os nomes mais conhecidos estão Dorny Romero (Real Valladolid), Edison Azcona (Inter Miami), Ronaldo Vásquez (Atlético San Luis) e Darlin Batista (Real Betis).
O duelo entre Brasil e República Dominicana será um embate de estilos e trajetórias. De um lado, a tradição e a qualidade do futebol brasileiro, que busca recuperar o trono mundial que não conquistava desde 2011. De outro, a ilusão e o entusiasmo do futebol dominicano, que quer continuar fazendo história e surpreendendo. Será uma partida imperdível para os amantes do futebol juvenil.